Ligue agora
(31)2531-2572

Dhyellen | 7 de junho de 2022 | 1 comentário

Como comprar apartamento ganhando um salário mínimo?

Ter um apartamento próprio é o sonho da grande maioria dos brasileiros. Em muitas famílias, o gasto com aluguel corresponde a uma grande parte do salário e, infelizmente, esse é um dinheiro que acaba não voltando mais. 

Contudo, na hora de fazer um investimento na moradia própria, muitos esbarram na questão financeira: como comprar apartamento ganhando um salário baixo? A resposta está neste artigo e a Construtora Donum vai mostrar que é possível com as dicas a seguir:

Se organize financeiramente

Você sabe exatamente o quanto ganha? E o quanto gasta? Se você quer saber como comprar apartamento ganhando um salário mínimo mensal você precisa saber exatamente quais são os seus ganhos e gastos.

Por isso, é hora de se organizar: coloque em uma planilha tudo o que você recebe e também o que você gasta com destino, valor e data.

Assim que você tiver preenchido o primeiro mês, classifique quais são os seus gastos fixos, ou seja, contas de aluguel, água, luz, gás e supermercado, por exemplo. Depois, classifique os seus gastos variáveis, ou seja, aqueles que não são essenciais. Dessa forma, você conseguirá visualizar claramente onde está indo o seu dinheiro e onde você pode economizar. 

Faça cortes necessários

Para sair do aluguel e adquirir o apartamento próprio você vai precisar fazer alguns cortes nos seus gastos, principalmente ganhando um salário mínimo. Olhe a planilha com os gastos variáveis e veja onde você pode economizar. Você pede delivery de comida todas as sextas-feiras? Talvez seja hora de pedir essa comida especial uma vez a cada quinze dias. Vai ao shopping todos os finais de semana? Talvez seja hora de espaçar essas visitas. 

Diferentemente do que muitos imaginam, os cortes também podem ser feitos nos custos fixos: desligue os aparelhos da tomada após o uso para uma maior economia de luz, desligue o chuveiro enquanto se ensaboa e faça uma lista com as compras essenciais antes de ir ao supermercado. Lembre-se sempre: todas as economias que você puder fazer, até as mais pequenas, vão te ajudar a alcançar o seu objetivo. 

Abra uma conta poupança

Fazendo pequenas mudanças em seus hábitos de consumo diários, você conseguirá ver a economia já em poucos dias. Então, abra uma conta poupança e comece a guardar esses valores. Essas economias serão para você dar de entrada na aquisição do seu apartamento próprio e também para as despesas da compra, como impostos, certidões e taxas. 

Faça uma simulação de financiamento e comece a depositar na sua conta poupança esse determinado valor, como se estivesse mesmo pagando um financiamento. Isso irá te ajudar a se acostumar ao novo orçamento. 

Invista as suas economias

Todos sabemos que os juros pagos pela poupança não são os melhores. Por isso, assim que você juntar um valor significativo, pense em investi-lo em alguma modalidade que tenha um rendimento melhor do que a poupança. Mas, é claro, escolha um investimento seguro. Alguns exemplos de onde investir são o Certificado de Depósito Bancário (CDB) e o Tesouro Selic. Informe-se sobre esses cenários com a instituição financeira da sua confiança. 

Utilize o seu saldo de FGTS

Você sabia que pode utilizar o seu saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para dar entrada em um financiamento ou, então, pagar prestações que estejam em aberto? Se você está trabalhando há mais de três anos com carteira assinada e não tem nenhum imóvel em seu nome, você pode fazer isso. 

Para utilizar o seu saldo de FGTS em um financiamento imobiliário você vai precisar ir até a Caixa Econômica Federal portando RG, CPF e a sua carteira de trabalho. Lá você poderá conferir o seu saldo e também verificar as opções de financiamento para investi-lo.

Se você deseja apenas saber o seu saldo, você pode baixar o aplicativo FGTS na App Store ou Play Store.

Conheça o programa Minha Casa Verde e Amarela

Agora é hora de começar a pesquisar as opções de financiamento imobiliário disponíveis no mercado. Se você ganha um salário mínimo mensal, você se encaixa no programa do governo federal Minha Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida).

Procure a prefeitura do seu município e cadastre-se. Com os benefícios do programa, você poderá financiar até 90% do imóvel e utilizar o seu saldo de FGTS. Se você se encaixar no perfil de subsídio habitacional, irá pagar parcelas pequenas e os juros serão reduzidos.

1 comentário

  1. Fábricia marques do nascimento

    10 de fevereiro de 2023

    Como faço para conseguir um AP simples 1 quarto, cozinha, banheiro e garagem? Qual o menor valor de entrada que posso dar?

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.