Dhyellen | 7 de junho de 2022 | 0 comentários

Morar de aluguel ou comprar um imóvel? Veja o que pode ser melhor!

Escolher onde morar é uma das decisões mais importantes que tomamos ao longo de nossas vidas. O lar é nosso refúgio e precisa ser um ambiente de aconchego e segurança. Mas morar de aluguel ou comprar um imóvel pode ser uma das principais dúvidas na hora de decidir.

Em casa é onde expressamos nossa identidade e nos protegemos da vida lá fora. Por isso, para definir sobre sua moradia é preciso levar em consideração os aspectos que você julga indispensáveis para o seu conforto.

A escolha de um imóvel requer pensar na sua qualidade de vida. Sua casa ou apartamento precisa combinar com você e garantir o necessário para o seu bem-estar, além dos custos caberem no seu bolso. 

Outro fator importante a ser considerado é a localização. Vale se perguntar se o imóvel que você escolheu, seja ele para alugar ou comprar, está situado em uma região que garanta a sua segurança e ofereça a infraestrutura necessária para o seu estilo de vida. 

Por exemplo, se você tem um ritmo de trabalho acelerado e fica mais tempo fora de casa, pode preferir um apartamento mais versátil, com menos cômodos e em uma localização que seja estratégica, facilitando a sua locomoção. Talvez seja útil para você morar de aluguel.

Para quem tem família grande, um ambiente espaçoso e com mais cômodos, pode garantir mais conforto. Uma casa arejada, com espaço externo, pode ser a melhor opção para a vida em família. A estabilidade, nesse caso, pode ser um motivo para você comprar um imóvel e adaptá-lo às suas necessidades.

O quesito financeiro também é bem importante e, combinado ao estilo de vida e necessidades familiares, pode ser decisivo na hora de escolher se você vai morar de aluguel ou comprar um imóvel.

Todos nós já ouvimos que comprar um imóvel é um investimento, enquanto morar de aluguel é dinheiro desperdiçado. Mas, tudo depende da sua personalidade na hora de investir, do seu estilo de vida e do quanto de dinheiro você pode dispor.

Morar de aluguel ou comprar um imóvel? 

Confira o que pode ser mais vantajoso para você e tome a sua decisão com mais segurança.

Vantagens de morar de aluguel

Morar de aluguel pode ser a opção para quem tem menos recursos a curto prazo e procura flexibilidade. Cerca de 18% das moradias brasileiras são de imóveis alugados, de acordo com dados divulgados, em 2020, pelo Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE).

A escolha em morar de aluguel pode ser adequada para quem tem poucos recursos disponíveis a curto prazo. Requer apenas que você disponibilize a quantia mensal combinada com o proprietário do imóvel ou imobiliária.

Além disso, você ganha flexibilidade para eventuais mudanças, não se responsabilizando definitivamente pela manutenção do imóvel ou com parcelas de financiamentos bancários. Em caso de um aluguel vantajoso, você pode aplicar seus recursos financeiros em outros investimentos mais rentáveis.

Tudo depende das suas necessidades. Se você tem um trabalho que exige mudanças de cidade de tempos em tempos, por exemplo, morar de aluguel pode ser uma opção viável.

Vantagens de comprar um imóvel

Comprar um imóvel pode ser o melhor investimento. Com taxas de juros melhores, alugar pode ser menos vantajoso do que investir na casa própria.

Quando se opta por comprar um imóvel, é fato que você ganha alguns benefícios como a liberdade de decorá-lo à sua maneira ou mesmo a estabilidade de decidir sobre sua permanência no local. 

Oportunidade de investimento

Caso você tenha uma boa quantia reservada, comprar um imóvel pode ser uma boa forma de investir, considerando o seu estilo de vida. Um financiamento para completar o valor do seu novo imóvel também é uma opção.

O atual cenário econômico é mais positivo para quem procura investir em um imóvel próprio. Com as taxas de juros mais atrativas, a compra de um imóvel passou a ser mais rentável do que morar de aluguel.

Segurança

Segurança também é um fator importante na hora de tomar a sua decisão. Um imóvel próprio é garantia de que você terá onde morar, nos próximos anos, caso haja alguma instabilidade na sua vida financeira. 

Essa tem sido a escolha da maioria dos brasileiros. O imovel próprio e quitado corresponde a cerca de 66% dos lares, segundo o IBGE. A informação demonstra que os brasileiros buscam estabilidade na hora de decidir sobre morar de aluguel ou comprar um imóvel. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.