Como declarar imóvel financiado no Imposto de Renda 2023
Descubra se você precisa declarar, quais são os documentos necessários, como declarar imóvel financiado e muito mais!
Chegou a hora de lidar com o Leão. Entre os dias 9 de março e 31 de maio todos os contribuintes devem realizar o envio da declaração do Imposto de Renda 2023. É preciso estar atento a data limite: a Receita Federal só receberá documentos dentro deste período. Caso não envie, o contribuinte poderá receber multas ou ter restrições em seu CPF.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como declarar um imóvel financiado. Saiba que a declaração deve refletir a situação atual do imóvel, ou seja, se ele está quitado ou ainda está sendo pago. Neste artigo, vamos explicar como declarar um imóvel financiado no Imposto de Renda 2023!
Quem precisa declarar o imposto de renda?
Primeiramente, falaremos sobre a declaração em si e a quem a obrigatoriedade se aplica. A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para pessoas físicas que:
– Receberam mais de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis em 2022;
– Teve rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte, superiores a R$ 40.000,00 em 2022;
– Possuem bens com valor superior a R$ 300.000,00;
– Realizaram operações na bolsa de valores;
– Passaram para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2022.
Documentação necessária para declaração de imposto
Antes de iniciar a declaração do Imposto de Renda, é importante reunir os documentos necessários, como informes de rendimentos, comprovantes de despesas médicas e odontológicas, extratos bancários, entre outros. No caso de imóveis financiados, ainda é necessário ter em mãos contratos de compra e venda, de financiamento, comprovantes de pagamento das parcelas e os valores ainda em aberto.
Como declarar imóveis financiados no Imposto de Renda?
Para declarar imóveis financiados, tanto aqueles prontos quanto na planta, é necessário seguir alguns passos simples. Primeiro, o contribuinte deve baixar o programa oficial da Receita Federal, fazer o login com seus dados e selecionar a aba “Bens e direitos”. Em seguida, é preciso clicar em “Novo” e escolher o grupo ao qual o imóvel pertence.
Na seção de descrição, é fundamental informar detalhadamente a situação do imóvel, como a quantidade de parcelas, valor de entrada, gastos e outros dados referentes ao financiamento. É importante prestar atenção ao código do imóvel e fornecer informações precisas sobre sua localização e IPTU.
Durante esta etapa da declaração, é necessário informar o valor pago a título de Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), FGTS utilizado para pagar o imóvel e as despesas cartorárias. É essencial que o valor declarado seja exatamente igual ao que foi pago pelo contribuinte durante o ano-calendário do Imposto de Renda.
Vale lembrar que todos os imóveis financiados devem ser declarados no Imposto de Renda, exceto nos casos em que o contribuinte se enquadra nas condições de isenção. Portanto, fique atento aos documentos necessários e certifique-se de fornecer todas as informações corretas durante a declaração, especialmente se o imóvel for adquirido por mais de um proprietário.
Imóvel adquirido por mais de um proprietário
Caso o imóvel seja adquirido por mais de um proprietário, é necessário informar na declaração a parte correspondente a cada um dos proprietários. Ou seja, a quantia indicada na declaração precisa representar a parte que cada um possui do imóvel. Essa informação deve ser incluída na ficha de “Bens e Direitos”, em detalhes do imóvel, com as informações de cada um dos proprietários.
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