Crédito imobiliário: entenda o que é e quando vale a pena contratar

Quer saber o que é crédito imobiliário e como utilizá-lo da melhor forma? Então este artigo é para você!

Ter um lugar para chamar de seu, decorar do jeito que gosta, criar uma vida com a família. Conquistar a casa própria é o sonho de muitas pessoas e o crédito imobiliário pode ser uma alternativa para realizar esse objetivo.

Comprar uma residência é um grande investimento e, justamente por isso, requer planejamento e comprometimento. Para ajudar você nesta jornada, abordaremos a seguir as principais dúvidas sobre crédito imobiliário. Confira:

Antes de tudo, o que é crédito imobiliário?
O crédito imobiliário é um empréstimo oferecido por bancos e agências financeiras, que pode ser utilizado para comprar ou construir um imóvel. Esse tipo de crédito permite que o comprador pague o valor do imóvel em parcelas ao longo de um determinado período, com juros e algumas outras taxas.

Existem diversos tipos de créditos imobiliários, inclusive alguns bancos oferecem condições especiais para determinadas modalidades. Por isso, o ideal é conversar com um especialista para garantir as melhores oportunidades.

Vale ressaltar que crédito imobiliário é um sinônimo para financiamento imobiliário. Ambos os termos se referem à mesma coisa: um empréstimo para adquirir um imóvel.

Como funciona na prática?
Após a aprovação do crédito imobiliário, o banco disponibiliza o valor acordado ao vendedor do imóvel. O comprador, por sua vez, deve pagar o mesmo valor ao banco em parcelas mensais, acrescidas de juros.

Dessa forma, o comprador adquire o direito de uso do imóvel e pode desfrutá-lo normalmente. No entanto, enquanto a dívida não for quitada, não é permitido negociá-lo com terceiros.

As formas mais comuns de pagamento das parcelas são através do Sistema de Amortização Constante (SAC) ou do Sistema Francês de Amortização, também conhecido como Tabela PRICE. No SAC, as parcelas são decrescentes, porém o valor dos juros varia. Já na Tabela PRICE, as parcelas são fixas, mas o valor da amortização aumenta e as taxas diminuem ao longo do tempo.

E quais os principais tipos desse financiamento?
Existem duas modalidades de empréstimo para aquisição de imóveis: o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

O SFH permite que o valor máximo do empréstimo corresponda a 90% do valor do imóvel, enquanto a parcela não pode ultrapassar 30% da renda mensal do cliente. Este modelo é exclusivo para pessoas físicas e o prazo máximo de pagamento é de 35 anos, ou seja, 420 meses. As parcelas incluem o valor do empréstimo, as taxas de juros e a Taxa Referencial (TR).

Já o SFI é destinado a pessoas físicas e jurídicas. O crédito varia entre 80% e 90% do valor total do imóvel e o prazo para pagamento também é de até 35 anos, porém as taxas de juros tendem a ser mais elevadas que as oferecidas em outras modalidades.

Quando vale a pena contratar?
A contratação de crédito imobiliário pode ser uma boa opção para quem procura uma forma mais acessível de adquirir um imóvel próprio. No entanto, é importante avaliar algumas questões antes de tomar essa decisão. Veja a seguir quando vale a pena contratar crédito imobiliário:
Quando você tem uma boa renda e estabilidade financeira: a renda é um dos principais fatores que as instituições financeiras consideram na hora de aprovar um crédito imobiliário. Por isso, se você possui uma renda estável e suficiente para arcar com as parcelas do empréstimo, essa pode ser uma boa opção.

Quando você tem um bom planejamento financeiro: antes de contratar um crédito imobiliário, é importante avaliar seu planejamento financeiro. Verifique se as parcelas cabem no seu orçamento e se não comprometerão o pagamento de outras despesas.

Quando você encontra boas condições de juros: outra questão importante é avaliar as taxas de juros oferecidas pelas instituições financeiras. É possível comparar as condições de diferentes bancos para escolher a melhor opção.

Quando o imóvel é uma boa opção de investimento: a compra de um imóvel pode ser uma boa opção de investimento, uma vez que ele pode se sustentar ao longo do tempo. Nesse caso, o crédito imobiliário pode ser uma boa forma de adquirir o imóvel sem comprometer todo o seu capital.

Quando o aluguel é mais caro que a parcela do empréstimo: se você está pagando um valor alto de aluguel e encontra uma opção de imóvel com uma parcela de empréstimo mais baixa, pode ser uma boa opção contratar o crédito imobiliário.

Em busca do seu imóvel? Conheça a Donum!
Há mais de 12 anos construindo sonhos, a Donum está presente em Belo Horizonte, Contagem, Barbacena, Varginha e Patrocínio. Fale agora com um de nossos especialistas e compre seu apartamento através do crédito imobiliário com as melhores condições do mercado!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.