Novembro Azul
Recado aos homens: cuidar da saúde é pensar no presente e no futuro
O décimo primeiro e penúltimo mês do ano é dedicado à saúde masculina. Muitas vezes negligenciados pelos próprios homens, os cuidados vão muito além da “vaidade”, como muitas vezes se repete por aí.
O Novembro Azul teve início em 2003, na cidade de Melbourne, Austrália. A iniciativa partiu dos amigos Travis Garone e Luke Slattery. A princípio, era uma brincadeira: eles se divertiam em um pub (tipo de bar muito comum no país) e se perguntaram se ficariam bem de bigode, fora de moda naquela época.
A mudança de visual se tornou uma causa nobre. Inspirados pela mãe de um colega que atuava levantando fundos para o combate ao câncer de mama, os amigos decidiram associar o bigode à conscientização sobre a saúde dos homens. Outros 30 amigos gostaram da ideia e assim a história rapidamente se espalhou.
O objetivo do movimento, que chegou ao Brasil em 2008, é chamar a atenção para a importância da prevenção e o diagnóstico precoce de várias doenças que atingem a população masculina.
Dezessete de Novembro é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, tipo mais comum entre os homens e causa da morte de 28,6% da população masculina. Os números impressionam e servem de alerta: um homem morre a cada 38 minutos de câncer de próstata no Brasil, segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Nesse contexto, informação é fundamental. Então, é bom começar explicando o que parece óbvio, mas, nem todo mundo sabe. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ela pesa apenas 20 gramas, fica localizada abaixo da bexiga e tem a função, junto às vesículas seminais, de produzir esperma.
A cura do câncer está diretamente ligada ao diagnóstico precoce. São fatores de risco o histórico familiar da doença (pai, irmão e tio), obesidade e raça (homens negros sofrem mais com esse problema).
Na fase inicial não há sintomas. Em casos avançados, o homem pode sentir e perceber dor óssea, vontade frequente de urinar, dores na hora de urinar e presença de sangue no sêmen e/ou urina.
Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco e 50 para os que não tem devem procurar o urologista para a realização do exame do toque retal, procedimento que permite ao médico observar alterações na próstata, como o aparecimento de nódulos suspeitos e endurecimento, e exame de sangue PSA, também conhecido como Antígeno Prostático Específico.
A indicação do especialista sobre o tratamento, oferecido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) depende de fatores como o estado de saúde atual do paciente, expectativa de vida e estágio da doença.
Hábitos Saudáveis: um caminho fundamental
Manter hábitos saudáveis é importante não só para prevenção do câncer de próstata, mas, para a saúde de forma geral.
Mantenha uma alimentação balanceada (dê preferência para alimentos naturais, diminua o consumo de processados), pratique exercícios físicos e tenha o peso sob controle. Cuidar da saúde mental também entra nessa lista: mantenha uma vida social ativa (contato com a família e os amigos) e tenha uma atividade que ajude a diminuir o estresse.
Outro ponto importantíssimo é realizar consultas médicas de forma regular. O check up, bateria de exames, é recomendado para homens a partir dos 50 anos mas isso não impede que homens com idade inferior façam.
Cuidar da saúde é fundamental para o presente e o futuro. Marque esse golaço por você!