Apartamento na planta: quais as vantagens?
Justamente por ser uma prática antiga no mercado imobiliário, a compra na planta tem sido cada vez mais procurada por quem opta por investir num imóvel próprio.
Contudo, existem muitas dúvidas sobre a aquisição de um apartamento na planta. Afinal, como é comprar uma moradia que, muitas vezes, ainda está só no papel?
Algumas pessoas sentem a necessidade de ver o apartamento pronto para ter a real dimensão de tamanho, material utilizado, etc.
E se a obra atrasar? Se os detalhes não forem como o esperado e mostrado no projeto?
Sabemos que são vários os questionamentos, e por isso preparamos este artigo demonstrando as vantagens de adquirir seu apartamento ainda na planta. Confira!
Vantagens de comprar apartamento na planta
Comprar apartamento na planta é algo que vale muito a pena, e são vários os fatores que comprovam essa vantagem. Começando pela burocracia com a documentação que é bem menor nesses casos.
Por exemplo, como o imóvel não possui proprietários anteriores, as despesas com certidões e registros para a transferência de propriedade deixam de existir. Isso faz com que o processo de compra seja mais econômico e ágil.
No entanto, esse é somente um benefício, entre tantos outros.
Veja a seguir quais as vantagens desse tipo de compra e porque você deve considerar comprar seu apartamento na planta:
Menor valor e melhores condições de pagamento
Apartamentos vendidos ainda na planta costumam ser mais baratos do que aqueles já prontos. Isso ocorre porque o mercado tende a valorizar imóveis com o passar do tempo.
Além disso, as condições de pagamento para apartamento na planta costumam ser facilitadas pelas construtoras.
Muitas delas, como é o caso da DONUM, oferecem a vantagem da entrada parcela, o que facilita muito a aquisição, pois o comprador não precisa esperar o tempo necessário para juntar o montante.
Tempo para planejar a mudança
Comprar um apartamento na planta requer uma boa dose de paciência, é verdade.
Porém, se os moradores não tiverem pressa, esse tempo de espera pode ser um grande benefício, pois permite um melhor planejamento para a mudança.
Para os casais que estão começando uma vida a dois, comprar o primeiro apartamento na planta também é uma ótima oportunidade para planejar com tranquilidade outras etapas dessa fase, até o momento de se mudar para o novo lar.
Possibilidade de personalização do imóvel
Adquirir um apartamento ainda na planta permite ao proprietário criar um ambiente totalmente personalizado.
Algumas construtoras permitem escolher alguns materiais, como pisos e louças. Outras, entregam o imóvel sem esses itens, para que o comprador coloque-os conforme sua preferência.
Além disso, é possível ter a garantia do investimento em algo 100% novo, livre de manutenções por um bom tempo.
Em alguns casos, também é possível comprar o apartamento na planta e escolher os ambientes iguais ao imóvel decorado do projeto: móveis embutidos, cores, luminárias, tudo de acordo com o padrão da construtora, o que facilita ainda mais a vida do comprador.
Maior valorização
O valor comercial de um imóvel tende a aumentar no decorrer dos anos.
Por isso, uma vez que comprar um apartamento na planta é mais barato, também significa uma valorização maior, de acordo com o que foi pago.
Alguns imóveis podem atingir até 50% a mais do valor de aquisição em poucos anos.
Comprar apartamento na planta também é uma ótima oportunidade de investimento para quem busca aumentar seu patrimônio com baixos riscos.
Dicas para tornar a compra mais segura
Antes de tomar a decisão de adquirir um apartamento na planta, é importante estar atento e analisar se essa modalidade de compra atende ao seu perfil, às suas necessidades e da sua família.
Por isso, analisar os prós e contras de acordo com essas questões tornará a compra mais satisfatória, evitando frustrações.
Portanto, mesmo sendo um negócio seguro e com diversos benefícios, também é fundamental prestar atenção a certos detalhes, como em qualquer negociação.
Entre os pontos de atenção que tornam a compra de um apartamento na planta mais segura, destacamos o seguinte:
- escolha uma empresa (construtora ou incorporadora) com boas referências no mercado, e que possa assegurar a pontualidade na entrega do imóvel;
- opte por uma construtora que oferece total assessoria ao comprador sobre a documentação;
- tire todas as sua dúvidas com o corretor antes de assinar o contrato, pergunte tudo que desejar, mesmo sobre coisas aparentemente simples;
- pesquise sobre o local da construção e todas as questões que envolvem as licenças de obra (alvarás, registros etc);
- observe atentamente os detalhes do projeto e maquete e, se possível, visite a obra durante todas as fases.
Com essas medidas simples, você terá mais segurança e confiança para decidir pela compra na planta, e poderá, finalmente, ter seu apartamento dos sonhos!