Dhyellen | 7 de junho de 2022 | 0 comentários

O que é ITBI e registro do imóvel

Se você está buscando um imóvel para comprar ou, então, quer vender um de sua propriedade, este texto é para você: para fazer uma venda ou compra de imóvel é preciso entender o que é o ITBI e registro do imóvel, ambos indispensáveis para que a documentação do apartamento ou casa esteja em dia. 

Continue com a gente, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

ITBI: o que é?

ITBI é uma sigla que significa Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. É um imposto obrigatório cobrado do comprador pela prefeitura onde o imóvel está localizado. 

Para compreender totalmente o ITBI, você precisará consultar a legislação da cidade em questão. Em linhas gerais, este imposto está previsto por lei no artigo 156, inciso II, da Constituição Federal. 

Ele é obrigatório e até mesmo quem adquire um imóvel na planta precisa pagá-lo — neste caso, o ITBI é quitado na entrega do imóvel. Se o comprador não pagar o ITBI para a prefeitura, ele não poderá passar o imóvel para o seu nome. 

Como é calculado o ITBI?

Se você está comprando um imóvel, você precisa saber como é feito o cálculo do ITBI para já ir se preparando com a economia do valor. O cálculo do ITBI é feito com base no valor venal do imóvel, ou seja, o seu valor de mercado. Para saber esse valor, basta consultar o carnê de IPTU do imóvel.

Cada município tem uma alíquota diferente que geralmente varia entre 2% e 3% para o ITBI. Digamos que o imóvel custe R$ 180 mil e esteja situado em um município com alíquota de 2%. O valor a ser pago de ITBI é R$ 3.600,00. 

Antes de fazer qualquer negócio, contudo, é importante consultar a prefeitura ou a instituição financeira responsável pelo seu financiamento (caso o imóvel seja financiado). Algumas situações específicas podem diminuir o valor do ITBI.

A importância de pagar o ITBI

É importante pagar o ITBI no ato da compra do imóvel para que a situação fique regularizada na prefeitura. Desta forma, você pode dar andamento em outros documentos da compra (como a escritura, por exemplo) e também ter acesso a serviços básicos, como saneamento, coleta de lixo e luz. 

Registro do imóvel: o que é?

O registro do imóvel é feito pelo comprador e consiste em fazer o reconhecimento formal da propriedade, ou seja, registrar oficialmente o imóvel em seu nome. Você só será dono de um imóvel se tiver feito todos os passos para registrá-lo em seu nome. 

Cada estado tem uma documentação própria que é solicitada ao comprador no momento de iniciar o registro de um imóvel, contudo os documentos básicos são: 

  • RG
  • CPF
  • Certidão de nascimento ou de casamento atualizada
  • Comprovante de residência

Além da documentação da pessoa física, você precisará também apresentar alguns documentos do imóvel. São eles:

  • Comprovante de pagamento do ITBI
  • Escritura ou contrato
  • Matrícula: documento do imóvel onde consta a localização e a descrição
  • Registro do imóvel em nome do atual proprietário
  • Averbação: caso o imóvel tenha sofrido alguma alteração ou acréscimo de pessoas no registro ou matrícula

O registro do imóvel fica pronto em 30 dias e o custo varia dependendo do estado de localização. Assim como o ITBI, algumas condições podem baratear o valor do registro do imóvel. 

ITBI e registro do imóvel: por que eu preciso saber de tudo isso?

É natural que você esteja se perguntando porque precisa saber disso tudo e se realmente toda essa documentação é necessária. Pois saiba que a resposta para ambas as perguntas é: sim! 

Adquirir um apartamento ou uma casa é um grande passo. Além de todo o dinheiro envolvido, é uma mudança importante na sua vida. Por isso, ter o imóvel regularizado e oficialmente em seu nome é muito importante. 

Antes de fazer qualquer negócio, procure todas as informações necessárias. Por exemplo, se você não fizer o registro do imóvel, muitos golpistas podem acabar vendendo o “seu” imóvel (que sem registro não é seu) para outras pessoas.

O pagamento de ITBI e registro do imóvel são etapas fundamentais na aquisição da casa ou apartamento próprio. Não se esqueça deles e, sempre que surgirem dúvidas, procure pela informação. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.