Dhyellen | 7 de junho de 2022 | 0 comentários

4 passos para conseguir crédito de financiamento imobiliário

Comprar a casa própria é o principal sonho de muitos brasileiros. Afinal, quem não gostaria de sair do aluguel e ter um lugar para chamar de seu, não é mesmo? Hoje, existem três formas de adquirir um imóvel: à vista, através de um consórcio ou por meio de um financiamento imobiliário.

O financiamento imobiliário é a melhor alternativa para quem não tem o dinheiro para pagamento à vista e não pode esperar tanto tempo até a finalização de um consórcio. Através dele, o indivíduo paga o imóvel em parcelas que podem se estender por até 30 anos. Ele é tão procurado, pois você estará pagando um imóvel que vai ser seu, ao invés de pagar mensalmente o aluguel. 

Se você deseja dar início ao processo de financiamento imobiliário, este artigo é para você! Separamos os 4 principais passos para conseguir o crédito e iniciar a compra da tão sonhada casa ou apartamento próprio. 

1. Análise de crédito: quanto você pode investir?

Antes de comprar qualquer bem que precise de um grande investimento, é preciso sentar e fazer as contas. Por isso, pegue caneta e papel ou abra uma planilha no Excel e enumere a sua receita e as suas despesas. 

Ao final, você conseguirá saber exatamente quanto pode investir em um financiamento imobiliário e quanto poderá pagar na parcela mensal. Fazer esse tipo de conta também é bom para conseguir visualizar onde estão os “escapes”, ou seja, onde você gasta sem haver a real necessidade. 

Assim que você tiver feito as contas e chegado à conclusão que consegue pagar uma determinada parcela mensal, é hora de reunir os documentos necessários e ir até a instituição financeira escolhida para o financiamento imobiliário. O prazo de análise varia para cada banco mas, geralmente, ocorre em até cinco dias úteis. Após a aprovação, o crédito é liberado dentro de até quarenta dias. 

Além da análise de crédito, toda a transação de um financiamento imobiliário também passa pela análise jurídica da instituição financeira. Isso é muito importante, pois garantirá a segurança de todas as partes envolvidas. Inclusive, havendo necessidade, poderão ser solicitados mais documentos. 

2. Escolha do imóvel: onde você vai morar?

Pode-se dizer que no processo de financiamento imobiliário este passo é tão importante quanto o primeiro, afinal você vai escolher o local onde vai residir. Já tendo o crédito aprovado pela instituição financeira, é hora de fechar o negócio.

Uma dica importante é ter mais de um imóvel para escolher, pois podem acontecer imprevistos e, se você tem apenas uma opção, pode acabar ficando na mão. O crédito aprovado pelo banco pode ser um pouco diferente do que você estava esperando e o imóvel que você deseja pode não estar com a situação regular. Por isso, tenha, no mínimo, três opções para escolher nesta etapa. 

3. Avaliação de engenharia: a hora tão esperada!

Você já teve o crédito para o financiamento imobiliário aprovado e escolheu o imóvel, agora é hora da equipe de engenharia da instituição financeira avaliar a documentação da sua casa ou apartamento. 

É agendada uma vistoria ao imóvel com um arquiteto ou engenheiro. O profissional irá avaliar as condições do imóvel e também garantir que você não está pagando um valor acima do que é praticado no mercado. Essa etapa, juntamente com a análise jurídica, traz mais segurança à transação.

Estando tudo correto, o profissional emitirá um laudo liberando o imóvel para seguir com o processo. Dependendo do banco onde você fará o financiamento imobiliário, pode ser cobrada uma taxa extra antecipada por esse serviço. 

4. Elaboração e assinatura do contrato e registro do imóvel

Nesta etapa do processo, você está bem mais perto de ter o seu próprio imóvel. Com a documentação aprovada pelo engenheiro, é hora de elaborar o contrato. Com o contrato de financiamento imobiliário em mãos, as partes interessadas se reúnem para assinar. Esta etapa tem uma taxa extra que também varia de acordo com a instituição financeira escolhida. 

Com o contrato em mãos, chegou o momento de registrar o imóvel em cartório. Nesta etapa, talvez você precise do auxílio de um corretor. É neste momento que você paga o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Por ser uma taxa municipal, o valor varia entre 2% e 3%, de acordo com a localização do imóvel.

O registro, então, é encaminhado à instituição financeira que fará uma última análise para liberar o dinheiro para o vendedor. E agora é hora de comemorar: você concluiu todas as etapas do financiamento imobiliário e a casa ou apartamento escolhido é seu!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.